Capilar

A especialidade que permite recuperar a autoestima diante do tratamento contra a queda de cabelo se consolida no Brasil há 10 anos, como uma subespecialidade da dermatologia, responsável pelo diagnóstico e tratamento das disfunções estéticas e metabólicas relacionados aos cabelos, couro cabeludo e pelos.

O acesso à informação para lidar com esse tema é fundamental, pois quanto antes for identificado o problema e iniciado o tratamento, melhores são as chances de estagnar ou retardar a queda de cabelo, evitando a alopecia total. Durante a consulta, informar a idade da calvície é importante, pois se analisa o nível de atrofiamento do bulbo capilar.

Não deixe para tratar esse assunto mais tarde. Busque ajuda agora.

Mulheres

Sofrem
com queda
de cabelo

Homens

Sofrem
com queda
de cabelo

Segundo dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar.

O estresse e doenças autoimunes são fatores em comum para a queda de cabelo em ambos os sexos.

Os principais fatores que influenciam a queda de cabelo em mulheres são hormonais, além do hipotireoidismo, a anemia e a menstruação (que geram diminuição de ferro no organismo). A calvície se apresenta visivelmente no topo da cabeça e vai aumentando de diâmetro.

No caso dos homens, os fatores que mais influenciam são a hereditariedade, além dos hormônios e glândulas em desequilíbrio. A calvície se manifesta através das “entradas”, nas laterais da linha frontal de crescimento do cabelo e no topo da cabeça.

Principais causas

Hereditariedade
Geralmente em homens, o problema pode começar entre 18 e 25 anos. Se houver histórico de calvície na família, cuide-se!

Alterações hormonais
A alteração hormonal acaba dificultando a nutrição dos folículos capilares, que se enfraquecem por falta de nutrientes.

Alimentação errada
A carência de vitaminas do completo B, C, ferro, zinco, proteínas e carboidratos, dificulta a renovação do cabelo e enfraquece os fios.

Química e excesso de calor
Com a perda de aminoácidos, lipídios e outros nutrientes, devido a química e o excesso de calor os fios perdem a vitalidade.

Vírus ou bactérias
Doenças exigem muito do organismo e, para combater os vírus ou bactérias, o corpo utiliza muitos nutrientes e reduz a nutrição capilar.

Anemia
A ausência de ferro em nosso organismo compromete a oxigenação do bulbo e estrutura capilar, enfraquecendo os fios

Estresse
O estresse consome energia, vitaminas e minerais. Ele desacelera o metabolismo e dificulta a divisão celular da raiz.

Medicamentos
Muitos medicamentos interferem no ciclo capilar e podem aumentar a queda dos fios, diminuindo a vitalidade do cabelo.

Os genes ativados da calvície é que determinam o avanço da alopecia.

Quando a queda de cabelos se manifesta já aos 18 ou 19 anos, os 8 genes da calvície devem estar ativados. Se essa queda se inicia mais tarde, perto dos 30 anos, provavelmente 2 genes da calvície estão ativos. A partir dos 42 anos, com o envelhecimento do corpo, a calvície é considerada natural.

O tratamento contra a queda de cabelos compreende um conjunto de medidas com laser fracionado, medicação e loções. Para descobrir qual o melhor tratamento, é necessário realizar uma extensa lista de exames que detectam a origem do problema.

Se você notar uma queda excessiva de cabelos, agende sua consulta com a Dra. Letícia Bertazzi. O tratamento de dentro para fora e de fora para dentro potencializa os resultados.

Tire suas dúvidas e comece seu tratamento

Educação Médica Continuada em Dermatologia na Harvard Medical

Membro da Academia Americana de Dermatologia